Splash Screen No Android

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Hoje vamos ver trabalhar com Splash Screen confira!!!

Projeto

Hoje vamos aprender um exercício que: Vamos entrar no projeto que tera o Splash Screen (Tela de apresentação) e logo em seguida a aplicação tera o componente WebView Que nos redirecionará para o site da DevMobileBrasil, e tera um ProgressDialog que sera carregado antes de entrar no site

Aplicação

Vamos criar um novo projeto. Clique no menu “File” / “New” / “Other” / Android Project depois cique em Next.

Nome do projeto: Splash.

Versão: Android 2.2.

Nome da aplicação: Splash.

Package Name: br.splashscreen.com.

Create Activity: SplashActivity.java.

Minimum SDK: 8.

Layout

Agora abra o seu arquivo main.xml que fica localizado na pasta “res” / “layout” de um duplo clique no arquivo e a tela será carreda. Agora com o nosso arquivo main.xml carregado clique na guia main.xml.
Vide Imagem abaixo:

Imagem Layout

Imagem Layout

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:orientation="vertical"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent"
android:background="@drawable/imagem">
</LinearLayout>

Resultado você confere abaixo:

Tela1

Tela1

Bom nossa primeira tela está pronta, agora vamos adicionar a tela2.

Adicionando Novo Arquivo xml no Android

para adicionar outra tela ou arquivo clique com o botão direito do mouse na pasta layout / “New” / File.

File name  “splash.xml”.

Adicionando um layout na aplicação

Linear Layout (vertical).

No arquivo splash.xml digite o código:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:orientation="vertical"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent">

<WebView
android:id="@+id/webView1"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent" />

</LinearLayout>

Resultado você confere abaixo:

Tela2

Tela2

Codificação do Projeto

Agora vamos ao código. Abra o arquivo SplashActivityActivity.java e digite os códigos:

package br.splash.com;

import android.app.Activity;
import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.MotionEvent;

public class SplashActivity extends Activity {
protected boolean _active = true;
protected int _splashTime = 5000;

/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.splash);

Thread splashTread = new Thread() {
@Override
public void run() {
try {
int waited = 0;
while (_active && (waited < _splashTime)) {
sleep(100);
if (_active) {
waited += 100;
}
}
} catch (InterruptedException e) {

} finally {
startActivity(new Intent(SplashActivity.this, MyApp.class));
finish();
}
}
};
splashTread.start();
}

@Override
public boolean onTouchEvent(MotionEvent event) {
if (event.getAction() == MotionEvent.ACTION_DOWN) {
_active = false;
}
return true;
}
}

Agora vamos criar uma classe com o nome de SiteActivity.java, botão direito do mouse em “br.splash.com” / “New” / “Class.”

Name MyApp.

Codificação do Projeto MyApp.java.java

Agora abra o arquivo MyApp.java e digite:

package br.splash.com;

import android.app.Activity;
import android.app.ProgressDialog;
import android.os.Bundle;
import android.webkit.WebView;

public class MyApp extends Activity {

private ProgressDialog dialog;
private WebView myWebView;

@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);

dialog = ProgressDialog.show(MyApp.this, "Dev Moble Brasil","Carregando Site.... \n Agarde !!", false, true);
dialog.setIcon(R.drawable.ic_launcher);
dialog.setCancelable(false);

new Thread() {

public void run() {

try {

myWebView = (WebView) findViewById(R.id.webView1);
myWebView.getSettings().setJavaScriptEnabled(true);
myWebView.loadUrl("http://devmobilebrasil.com.br/sitevelho");
Thread.sleep(5000);

dialog.dismiss();
} catch (Exception e) {
}
}
}.start();

}

}

Configurando o AndroidManifest.xml

Para concluir esta aplicação abra agora o arquivo AndroidManifest.xml que fica localizado abaixo da pasta “res”, de um duplo clique nele e clique na guia AndroidManifest.xml para acessar o código, depois de acessar o código digite abaixo da Tag </activity> o código:

<activity  android:name=".MyApp" android:label="@string/app_name"/>

Permitindo conexão com internet

É necessário declarar a permissão INTERNET para que o browser acesse a página. Dentro do arquivo

AndroidManifest.xml digite:

<uses-permission android:name="android.permission.INTERNET"/>

Executando o Projeto

Feito isso agora é hora de testar a aplicação.
Botão direito no projeto “Run As” / Android Applications e conferir o resultado.
Vamos ver abaixo como ficou nossa aplicação:
Executando aplicação

Executando aplicação

Executando o Projeto Próxima Tela

Carregando

Carregando

Acessando o site

Executando o Projeto

Executando o Projeto

Faça Download do Projeto:Splash (1266)

Espero que tenham gostado e até a próxima.



									
Renato Ramos

About Renato Ramos

Graduado em Gestão de tecnologia da informação. Um Entusiasta da tecnologia e de seus avanços. Amante das tecnologias mobile, desde cedo alterando firmwares, sistemas e realizando atualizações e estudando tudo que possível em dispositivos moveis. Programador IOS, Android, Windows Mobile, PhoneGap.

One thought on “Splash Screen No Android

  1. Android

    Parabéns pelo tutorial! Bem claro e bem elaborado! Obrigado!

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